NÃO EXISTE PROCESSO GANHO
Fico impressionado quando nas novelas de televisão, poderoso meio de divulgação de cultura popular, vejo um personagem/cliente dizer quatro ou cinco palavras para outro personagem/advogado e esse imediatamente garantir que o processo está ganho!
Está certo que é fantasia, mas passa a ideia de que um processo em juízo é simples, rápido e garantido, o que absolutamente não é.
O direito não é uma ciência exata e a lei nada mais é do que uma norma genérica para aplicação a casos concretos em um país continental com realidades sociais absurdamente diversas, o que exige interpretação criteriosa de fatos, contratos, argumentos e necessidades.
Um processo nada mais é do que um conjunto de possibilidades, às vezes maiores, às vezes menores, mas nunca calculáveis em percentuais matemáticos.
Não se pode esquecer que inúmeras vezes o advogado do autor não tem conhecimento prévio da documentação que está em mãos do réu, outras vezes uma testemunha que parece maravilhosa desaparece ou fica apavorada e esquece de tudo frente ao juiz, isso quando não inverte tudo e “ferra” com o nosso cliente!
Desconfie quando algum profissional garante resultado, como soltar seu filho, ganhar a pensão ou reverter a sentença em apelação. Ou ele está bêbado ou é desonesto, ou quem sabe as duas coisas.
A prestação de serviços advocatícios não é um contrato de resultados, mas de meios para a obtenção de um resultado, o que nem sempre é possível.
Ou seja, o campo em que se ganha uma causa é o mesmo em que se perde outra causa, a glória e a desgraça andam de mãos dadas.
Essa é a beleza e a feiura do direito, ao mesmo tempo.
O que você deve exigir de seu advogado é que seja interessado, aplicado e fale a verdade, apenas a verdade, por mais dura que ela seja, a respeito de suas reais chances de vitória.
Como já disse Churchill: você pode enganar muitas pessoas durante muito tempo, algumas pessoas durante algum tempo, mas não pode enganar todas as pessoas durante todo o tempo.
Um processo só está ganho quando termina.
Um dia, a casa cai, e aí fica muito feio!